Importância da educação financeira

A cada dez brasileiros, sete estão endividados. Além disso, apesar de um relativo consenso no que diz respeito à importância da educação financeira na vida das pessoas, há também uma impressão generalizada de que essa educação financeira no Brasil continua deficiente, com muitos desafios a serem superados.

Qual a importância da educação financeira na sua vida?

Principalmente se você é jovem, muito provavelmente um dia quando envelhecer você vai querer deixar de trabalhar e curtir a tão desejada aposentadoria. Entretanto, você não pode depender somente do INSS para isso. Em geral os pagamentos do INSS são pífios. Se você não sabe, de cada três aposentados, dois ganham apenas um salário mínimo.

Além disso, o teto máximo que o INSS paga para alguém que contribuiu o valor máximo durante dezenas de anos (o que é raro) é, em 2020, cerca de 6 mil reais, o que pode parecer suficiente para alguns, mas não fique animadinho – não existe nenhuma garantia para você que é jovem de que o INSS funcionará da mesma forma daqui há 30 anos, pelo contrário, há fortes indícios de que não.

Conforme a pirâmide etária do Brasil muda (a população vive mais e o número de pessoas jovens economicamente ativas se torna relativamente menor com relação ao total) fatalmente a previdência social sofre de carência crônica de recursos de modo que, quando a geração atual envelhecer, é pouco provável que existirá qualquer sobra significativa do INSS visto que no longo prazo a expectativa de vida tende a aumentar ainda mais. Isso reforça a importância de, ao longo da sua vida, investir em um plano paralelo para a sua aposentadoria que não dependa do governo naquela ocasião.

Como mudar esse cenário?

Na condição de indivíduo, você não tem como controlar o que determinado governo vai fazer seja agora ou depois, não tem como controlar a taxa de juros, não tem como prever o futuro com certeza, e não pode mudar uma série de outros fatores ao seu redor. Uma das únicas coisas que você pode controlar é a sua própria mentalidade e suas ações.

Dessa forma, é fundamental investir em si mesmo, estudar formas de ganhar, proteger e maximizar seu patrimônio. Isso passa por aprender a se conhecer melhor, a gastar melhor e a investir melhor. Também requer, necessariamente e por consequência, dar maior importância à sua educação financeira.

Papel desse site

Os erros cometidos por muitas pessoas em sua vida financeira não são erros novos, eles já foram cometidos por muitas outras pessoas antes. Aprender com os erros alheios é tão (senão mais) importante do que com os acertos. Com o intuito de previnir erros recorrentes com relação à finanças pessoais, esse site foi criado.

O site Teu Patrimônio visa ajudar as pessoas a conhecer um pouco mais sobre geração, manutenção e multiplicação de patrimônio por meio da divulgação de informações financeiras de uma forma simples e de fácil entendimento.

Ele é feito por pessoas comuns, para pessoas comuns, e não tem nenhuma pretensão de prover soluções mágicas, pelo contrário. Em essência, sabemos que a jornada para a liberdade financeira é uma jornada na maioria das vezes longa e tortuosa.

Você está pronto para essa jornada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *